Como Criar Área de Membros no WordPress

Se você chegou até aqui, significa que sabe da importância da área de membros no seu site. Hoje vamos aprender como criar área de membros no WordPress.

A área de membros no seu site é uma poderosa ferramenta de comunicação entre o seu conteúdo e os visitantes, que podem se tornar possíveis clientes.

Muitas pessoas também utilizam a área de membros para venda de conteúdos exclusivos dentro do site. Isso ajuda a separar um usuário que está de visita, de um usuário que investe no conteúdo do site.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como habilitar a área de membros no site WordPress, e neste artigo, preparamos um passo a passo para criar área de membros no WordPress.

O que é a área de membros?

A área de membros de um site é uma ferramenta que permite com que os usuários criem senha e login para se manterem logados no seu site, como se fosse uma rede social.

O registro de usuários no site é uma boa opção para fidelizar aquele visitante, que pode receber conteúdos, alertas de novos posts no blog, de novos produtos na sua loja virtual, entre outras comunicações.

Se você possui um blog, a área de membros é extremamente importante, pois somente usuários registrados podem fazer comentários sobre o seu conteúdo diretamente no seu post.

É importante termos comentários em nossas publicações no site, pois isso reflete diretamente em como o nosso conteúdo está impactando as pessoas. Seja positivamente, ou não, e na segunda opção, serve como feedback para melhoria.

Importância da área de membros no seu site

A área de membros é fundamental para quem deseja produzir conteúdo relevante e pago dentro de um site. Com ela, você pode oferecer esse conteúdo apenas para quem paga.

A área de membros também cumpre um papel muito importante quando falamos em manter as relações com um visitante no seu site.

Um membro pode ser um bom ajudante na sua estratégia de conteúdo, pois na caixa de comentário, ele pode citar algum tipo de link do seu site, ou mencionar algum outro conteúdo relevante que ele tenha lido no seu site.

O engajamento também é importante, e ele só vai conseguir engajar com o seu conteúdo se for um usuário registrado.

Essas são apenas algumas das possibilidades que temos ao instalar uma ferramenta de restrição de conteúdos em nosso site.

Melhores Plugins para criar uma área de membros

Para criar uma área de membros no seu site WordPress, você terá que instalar um plugin que cumpra esse papel. Vamos a uma lista dos principais:

1.   WP-Members

O WP-Members é um plugin feito para que você esconda algumas partes do seu site e deixe exclusivas para membros cadastrados.

Com isso, você cria uma restrição de posts e páginas. Ele também oferece a possibilidade de criação de uma amostra dos conteúdos que são reservados, para que o leitor se sinta atraído a se tornar um membro do seu site.

Outro ponto positivo do WP-Members é que ele possui uma ferramenta para adicionar formulários de cadastro em qualquer parte da página do seu site. Você pode escolher em quais locais eles vão aparecer.

O WP-Members é grátis, porém algumas funções do plugin são pagas.

2.   Ultimate Member

O Ultimate Member é um plugin que possibilita que você faça as configurações do que os usuários podem fazer em seu site nos seus perfis.

O Ultimate Member também permite que você crie seções para cadastro nas páginas do site, e esconda conteúdos do site, restringindo apenas para usuários registrados.

O ponto negativo do Ultimate Member é que todas as suas extensões são pagas, apesar da instalação do Plugin ser gratuita.

3.   Members

O Members é um Plugin que foi feito para gerenciar usuários dentro do seu site. Ele possui funcionalidades de restrição de conteúdos, mas seu foco é a criação de funções para os usuários e também as permissões que cada um pode ter dentro do site.

No WordPress, é possível gerenciar as contas e colocar como “Administrador ou Assinante”, porém, infelizmente, não é possível editar cada permissão por usuário.

Com o Members, é possível editar cada um de acordo com as funções definidas pelo administrador. Ele oferece total acesso a todas as funções de cada usuário, e isso faz com que a ferramenta seja a mais completa das disponíveis.

O Members é totalmente grátis, tanto a instalação, como as extensões do Plugin.

Como habilitar a área de membros no seu site WordPress

Agora que você já conhece as melhores ferramentas para atingir seu objetivo de criar área de membros no WordPress, chegou a hora de colocar tudo isso em prática.

Primeiramente, habilite o cadastro de usuários dentro do seu site no painel do WordPress. Acesse Configurações > Geral.

 Após isso, procure pela opção Membros e marque a opção Qualquer pessoa pode se registrar.

 Por fim, salve as configurações no botão inferior.

Escolha os conteúdos restritos

Após habilitar a opção de registro de usuários, chegou o momento de escolher quais conteúdos serão restritos para usuários registrados.

Esse processo é muito simples. Basta abrir um post qualquer no seu site, busque por Restrição de conteúdo nos Widgets.

Nesta aba você vai encontrar todas as opções para restringir conteúdos para determinados usuários.

Você pode personalizar uma mensagem informando ao visitante que ele pode se registrar no site e conferir o conteúdo exclusivo. Basta procurar pela opção Enable Custom Messages e marcá-la.

Feito isso, salve as alterações. Agora sua página está restrita a usuários cadastrados e você pode retirar a restrição a qualquer momento, basta refazer o processo.

Conclusão

Agora que você já sabe como criar área de membros WordPress, ficou fácil criar conteúdos exclusivos e trabalhar a parte do registro de usuários, não é mesmo?

A opção oferece infinitas possibilidades. Você pode cobrar por uma assinatura no seu site, por exemplo. Isso é bastante comum no jornalismo, em grandes portais de notícias.

Esta é apenas uma ideia de como essa ferramenta pode tornar o seu blog lucrativo. O que você acha? Pretende criar área de membros no seu site? Deixe nos comentários a sua opinião.

Posts

Cursos

Hospedagens

Cupom hostinger: SALANINJA

Posts Relacionados