Como Criar Um Site: Passo a Passo Para um Website Completo

Aprender como criar um site e páginas da web pode ser mais fácil do que você imagina. Cada vez mais pessoas querem ter seu próprio site. Isso passou de um luxo, para uma necessidade.

Você não pode depender apenas do seu perfil do Instagram, página do Facebook ou conta do Twitter. Ter um site representa o seu ponto comercial na Internet.

Quer saber como criar um site de forma simples? Confira o passo a passo para um website completo.

Por que sua empresa precisa de um site?

Ter um site é fundamental para que sua empresa ganhe mais visibilidade na Internet. Um site representa o endereço da sua empresa na Internet.

As pessoas erram em não pensarem no site como uma extensão da empresa na Internet, e sim como apenas mais um canal de vendas para o negócio.

Além de aumentar o conhecimento da marca, um site também promove o atendimento ao cliente.

Afinal, ao entrar em contato com a empresa, teve mais certeza do que gostaria e até esclareceu suas principais dúvidas no site.

Tipos de sites

Antes de entender como criar um site, você precisa conhecer os tipos de sites disponíveis e escolher a melhor opção para você.

  • Site Institucional
  • Site dinâmico
  • Site de loja virtual (e-commerce)
  • Portal de notícias

Vantagens da criação de um site

Criar um site é uma das várias estratégias que você tem de criar a sua autoridade na Internet. Um bom site, organizado, informativo e bonito, faz muita diferença na decisão de compra de qualquer produto.

1.   Construção de marca

Com um site, você pode construir uma imagem online e realizar ações de marketing digital para obter resultados altamente expressivos, atrair clientes em potencial, construir relacionamentos, proporcionar uma experiência positiva e gerar mais conversões.

2.   Geração de novos clientes

No marketing digital, existem várias estratégias, técnicas e ações, e você pode contar com a ajuda de profissionais ou agências especializadas para definir a estratégia mais adequada para sua empresa.

Um bom plano de marketing digital adequado aos objetivos da sua empresa e ao público que você deseja atingir vai oferecer possibilidades ilimitadas para atrair novos clientes.

3.   Cálculo das conversões

Através deste site, a empresa pode divulgar os seus produtos e serviços de forma visual, dinâmica e atractiva para proporcionar uma experiência positiva aos visitantes.

Além disso, pode tomar medidas que estimulem uma relação mais próxima entre a empresa e seus visitantes (como a criação de páginas de login e janelas pop-up) para orientá-los na decisão final de compra ou na assinatura de um contrato.

4.   Mais informações sobre o seu produto

Sua empresa pode ter uma lista de perguntas quase “padrão” e comuns à maioria das pessoas. Por meio do site, você pode criar uma página de perguntas frequentes, específica e exclusiva.

Essa facilidade que permite que os visitantes encontrarem informações cria um sentimento positivo sobre a empresa, pois os auxilia na busca por informações e também na superação de obstáculos que podem atrapalhar as vendas.

Também reduz o número de contatos com sua equipe, dando-lhes mais liberdade para realizar outras tarefas mais importantes no atendimento ao cliente.

Como criar um site: passo a passo

Primeiramente, para criar um site você precisa registrar o domínio. O domínio do seu site, basicamente, é o endereço do seu site. É onde seus clientes vão te encontrar na Internet.

É possível utilizar um domínio gratuito, mas isso não é recomendável para quem deseja ter um site profissional com foco em vendas.

Ferramentas para criar um site

Após o registro do seu domínio, você vai precisar selecionar uma plataforma para criar as páginas e todo o conteúdo do seu site.

WordPress, Wix, Weebly, Joomla… São várias as ferramentas, cada uma com as suas características e funcionalidades.

Você deve analisar o que você precisa em seu site para definir qual é a melhor plataforma. Algumas são completas e possuem inúmeros Plugins, como o WordPress.

Os plugins são aplicativos dentro das plataformas que oferecem funções que você pode configurar em seu site para que ele tenha determinadas ações.

Hospedagem do site

A hospedagem na Web é uma locação de espaço digital para armazenar seus arquivos; assim como um site, deve ser mantido online 24 horas por dia.

Tipos de hospedagens

Hospedagem gratuita: uma versão com funcionalidades extremamente limitadas, quase sem espaço em disco e transmissão, além de banners e anúncios. Em termos de recursos, não pode ser comparado com opções pagas.

Hospedagem compartilhada: é o tipo de hospedagem mais comum e mais comumente usado. Por se tratar de um tipo de hospedagem econômica e oferecer diversas funções para pequenas e médias empresas, apresenta uma excelente relação custo-benefício.

Formas de criar um site

Chegou o momento de começar a criação do seu site. Você tem algumas opções nesta etapa. São elas: criar um site através de um criador de site, que se trata de uma plataforma de criação de conteúdo.

Ou a alternativa mais indicada, contratar um desenvolvedor especializado em criação de sites e páginas na web.

A contratação de um desenvolvedor é muito utilizada, pois não é necessário fazer nenhum tipo de configuração, código e nem ter experiência em criação de sites.

Porém, como nem tudo são flores, contratar um desenvolvedor envolve muitos custos, e por isso, acaba sendo inviável para algumas pessoas.

Criando um site mobile

Uma boa experiência mobile é extremamente importante ao criar um site.

Segundo dados divulgados pelo Google, 61% das pessoas saem de um site sem uma boa navegação móvel.

Se considerarmos que 72% das pessoas usam smartphones ou tablets para ficar online todos os dias, a taxa de abandono de experiências negativas é muito alta.

Além disso, é importante lembrar que os consumidores têm 67% mais probabilidade de concluir uma compra em um site de ajuste de tela do que quando o site não responde.

Conclusão

Aprender como criar um site envolve várias etapas. Mas, uma vez que eles estejam vinculados aos seus objetivos de negócios, os resultados serão incríveis.

Está pronto para começar seu site? Se ainda restou alguma dúvida a respeito do processo de como criar um site, nos deixe um comentário abaixo.

Posts

Cursos

Hospedagens

Cupom hostinger: SALANINJA

Posts Relacionados